ACTIVIDADES COMEMORATIVAS DO 45.º ANIVERSÁRIO DO 25 DE ABRIL

Nos 45 anos do 25 de Abril, a Associação 25 de Abril decidiu organizar um conjunto de iniciativas evocativas da Revolução dos Cravos, no sentido de lembrar o sucedido – a ruptura e a construção, a aventura e a epopeia, o acalentar dos sonhos cheios de esperanças e o desabar de muitas ilusões –, mas também de, teimosamente, persistir em demonstrar que há utopias por que vale a pena lutar, por mais que se tropece permanentemente com as realidades.
A festa foi bonita, durou menos do que o desejado, mas muito se conseguiu, na construção de um País mais livre, justo e solidário.
Portugal pode não ser o que ambicionámos e sonhámos.
Muitos avanços sociais acabaram por ruir, mas… muito ficou se compararmos com o ponto de partida.
A Liberdade, a Democracia e a Paz continuam a ser uma realidade!
Queremos mais?
Certamente!
Não estamos satisfeitos, ainda que ao olhar para o “mundo cada vez mais cão” que vemos à nossa volta, tenhamos de aceitar que o Portugal de hoje é como um pequeno oásis na Europa e no Mundo, porque mantém algumas das transformações operadas pelo 25 de Abril.
Condicionadas, é certo, mas presentes na nossa sociedade.
Em primeiro lugar, a Liberdade, nas suas várias vertentes.
Mas também a Justiça Social, nitidamente superior à vivida há 45 anos.
E a Paz, essa Paz que, uma guerra colonial, ainda que distante, teimava em não permitir aos portugueses que a usufruíssem.
De isolados no Mundo (orgulhosamente sós, como o ditador clamava), estamos plenamente inseridos na comunidade internacional, sendo mesmo um português a ocupar o lugar cimeiro na Organização das Nações Unidas.
Nestes 45 anos, tivemos avanços e recuos, sofremos ataques despudorados e violentos aos valores que levaram os capitães de Abril a tudo arriscarem e, com o sucesso da juventude, da audácia, mas também da sabedoria, alcançar a libertação dos portugueses e de Portugal.
Momentos houve em que o Portugal de Abril parecia ir sucumbir aos próceres das ideias anti-sociais, de defesa de minorias privilegiadas em detrimento da grande maioria da população.
Foi com a Liberdade conquistada e mantida que, através da Democracia (com enormes defeitos, mas preferível a qualquer ditadura), vencemos esses mercenários da desgraça.
45 anos depois, porque continuamos na luta por manter e aprofundar os valores de Abril, queremos aproveitar as Comemorações para, aprendendo com o passado, recuperar do espaço perdido e avançar na construção de um País mais livre, mais democrático, mais justo, mais solidário, um País mais Abril.
Vejamos os eventos que a A25A está a programar:
1. Conferências
Conjunto de três conferências, duas nas instalações da Fundação Calouste Gulbenkian, outra na sede da A25A.
2. Festa Jovem
Festa Jovem da Linha – Pelo terceiro ano consecutivo, vai realizar-se a Festa Jovem da Linha, com os seguintes eventos:
a)
a.1) Cascais, 6 de Abril, em Alcabideche.
a.2) Oeiras, 27 de Abril, Festa Náutica Jovem, no Porto de Abrigo de Oeiras e na praia de Santa Amaro de Oeiras.
b)
Festa Jovem de Almada
Com a colaboração da Câmara Municipal de Almada, Federação Portuguesa de Trampolins e Desportos Acrobáticos, Associação de Ginástica de Lisboa e Associação de Ginástica do Distrito de Setúbal, vai realizar-se a 25.ª Festa Jovem, no Pavilhão Desportivo de Almada, no dia 27 de Abril.
3. Espectáculo
4. Dia 23 de Abril, na Sede da A25A
Haverá, a partir das 16h30, as seguintes iniciativas:
a)
b)
c)
5. Jantar comemorativo do 25 de Abril
Realiza-se na Estufa Fria, em Lisboa, no dia 24 de Abril, às 20h00.
Sujeito a oportuna indicação do valor, estão desde já abertas as inscrições.
6. Corrida da liberdade
7. Como em anos anteriores, iremos editar:
a)
b)
c)
8.
9. Núcleo da A25A de Oeiras/Cascais
10.
Das várias colaborações com entidades promotoras de actividades comemorativas (seja por iniciativa própria seja por proposta/sugestão da A25A), para além das respostas que tentaremos dar aos convites recebidos de várias entidades (escolas, autarquias, colectividades, convívios, etc.), destacamos as seguintes iniciativas:
a)
a.1)
Batalhão de Caçadores n.º 5 (BC5); Escola Prática de Administração Militar (EPAM); Rádio Club Português (RCP); Terreiro do Paço; Rua do Arsenal; Comando-Geral da Legião Portuguesa; Rádio Emissores Associados de Lisboa (EAL); Emissora Nacional (EN).
a.2)
b)
c)
d)
e)