Abrace esta causa, torne-se Sócio, participe!

Comemorações do 45.º Aniversário do 25 de abril

Conferência Europa, as novas lutas pelo futuro

Parte I

Parte II

Parte III

Fotografias de Carlos Martins

Segunda-feira, 06 de Maio de 2019, Fundação Calouste Gulbenkian

Sinopse

Na antecâmara da campanha eleitoral para as Eleições Europeias, a A25A propõe-se identificar as novas lutas pelo futuro, cujos contornos se definem já hoje.

As novas ameaças que se colocam aos cidadãos de hoje foram identificadas por Yuval Noah Harari, na sua obra «21 Lições para o século XXI» como sendo:
– a ameaça nuclear ou o novo desequilíbrio geoestratégico global
– as alterações climáticas e o colapso ecológico
– a disrupção tecnológica.

Esta conferência pretende – em relação a estes três temas – confrontar as soluções que nos propõem todos os partidos políticos que concorrem ao Parlamento Europeu, onde eventualmente permanecerão durante os próximos 4 anos (sessão da manhã), com aquele que é o pensamento e a reflexão feita por investigadores, cientistas e jovens da sociedade civil (sessão da tarde).

Programa

09H00 – 09H15 – Recepção dos Convidados
09H15 – Sessão de Abertura com a presença de S. Exa. a Ministra da Cultura
09H30 – Intervenções dos candidatos às Eleições Europeias
11H30 – Intervalo para café (15 minutos)
11H45 – Início do debate
Moderador: José Romano
13H00 – Pausa para o almoço

14H30 – Intervenção dos oradores:
Pezarat Correia
Elvira Fortunato
António Nóvoa
Helena Ferro de Gouveia
João Zoio e Ana Carolina Silva (Greve Climática Estudantil)
Moderador: Gustavo Cardoso
16H15 – Intervalo para café (15 minutos)
16H30 – Início do debate
17H30 – Sessão de Encerramento
Entrada livre

Sessão da manhã
Representantes dos Partidos Candidatos ao Parlamento Europeu

PS – Margarida Marques
BE – Alexandre Abreu
CDU – João Pimenta Lopes
CDS – Vasco Becker-Weinberg
PDR – (cabeça de lista) – Marinho Pinto
Aliança – Daniela Antão
Nós Cidadãos – (cabeça de lista) – Paulo Morais
Iniciativa Liberal – (cabeça de lista) – Ricardo Arroja
LIVRE – (cabeça de lista) – Rui Tavares

MAS – (cabeça de lista) – Gil Garcia
PSD – ausente
PAN – ausente

Sessão da tarde
Participantes

Ana Carolina Silva – 20 anos, natural de Vila Nova de Gaia, estudante do 2° ano do curso de Psicologia da Universidade de Coimbra. Integra a organização da Greve Climática Estudantil – Portugal, e também o Grupo de Estudantes da Amnistia Internacional da FPCE-UC.

António Sampaio da Nóvoa – Professor Catedrático do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa e Reitor honorário da mesma universidade. É actualmente embaixador de Portugal na UNESCO. Tem uma vasta obra publicada nos domínios da História da Educação e da Formação de Professores. Foi candidato às eleições presidenciais em 2016.

Elvira Fortunato – Cientista. Professora Catedrática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa e Vice-reitora da mesma universidade. É directora do Instituto de Nanomateriais, Nanofabricação e Nanomodelagem, e do CENIMAT. É Fellow da Academia Portuguesa de Engenharia. Integra o Grupo de Alto Nível para o Mecanismo de Aconselhamento Científico da Comissão Europeia.

Gustavo Cardoso – Professor Catedrático do ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa. É director do Programa de Doutoramento em Ciências da Comunicação no ISCTE-IUL e da Pós-Graduação em Jornalismo da mesma instituição. É igualmente director e membro do Conselho do OberCom (Observatório da Comunicação) e investigador do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia. Tem uma vasta obra publicada sobre Comunicação, Jornalismo e Internet.

Helena Ferro de Gouveia – Licenciada em Ciências da Comunicação pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e pós-graduada em Direito da Comunicação pela Universidade de Coimbra. Como jornalista, trabalhou em órgãos de comunicação social nacionais e internacionais (BBC World Service, DW Radio for Africa, etc)). É Professora no European Inter-University Centre for Human Rights and Democratisation e na FCSH da Universidade Nova de Lisboa, e consultora e formadora na DW Akademie. É Auditora de Defesa Nacional.

João Zoio – 18 anos, natural de Lisboa. Frequenta o 1.º ano de Engenharia Biomédica, no ISEL. Participa em dois projetos de ativismo social: um relativo à intervenção política dos jovens na sociedade, e outro na organização da Greve Climática Estudantil – Portugal.

José Romano – José Romano é arquitecto desde 1995 e Mestre em Construção desde 2002. É doutorando em Ciência Politica no ISCTE. Em 2009 fundou e dirigiu a revista “Arquitectura 21”. Organizaou o ”Observatório da Democracia” (2001) , “1º Congresso da Democracia Portuguesa”, (2004), “3º Congresso da Ordem dos Arquitectos e o 11º dos Arquitectos Portugueses” (2006) “Fórum Cidadania pelo Estado Social” (2012) e o “Congresso da Cidadania” (2015). Em 2005 foi candidato à Presidência da CM Mafra, onde foi vereador até Outubro de 2009.

Pedro Pezarat Correia – Oficial general reformado. Licenciou-se em Ciências Militares na Escola do Exército e doutorou-se pela Universidade de Coimbra. Cumpriu seis comissões de serviço nas então colónias portuguesas (Índia, Moçambique, Angola e Guiné). Integrou o Movimento das Forças Armadas, foi Conselheiro da Revolução e Comandante da Região Militar do Sul. Lecionou na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. Tem uma vasta obra publicada sobre geopolítica, geoestratégia, o 25 de Abril, a Guerra Colonial e a descolonização.

Arquivos Históricos

Lugares de Abril

Curso História Contemporânea

Roteiro Didático e Pedagógico

Base Dados Históricos

Guerra Colonial

Centro de Documentação

Arquivo RTP

Cadernos 25 Abril

Filmes e Documentários

Arquivos Históricos

© 2018 – Associação 25 de Abril

Close Menu