Abrace esta causa, torne-se Sócio, participe!

Roteiro didático e pedagógico: O 25 de Abril em Lisboa – Reportagem

“Importância da construção da memória na problemática das relações entre o que somos e o que pretendemos construir.

(Programa de História do Secundário, Min Edu.)

O Centro de formação da Associação de Escolas de Sintra (CFAES) e a Associação 25 de Abril (A25A) realizaram este Curso de Formação:.

Pretende-se com este Curso:

“Conferir ao ensino das Ciências Sociais e Humanas uma dimensão prática/teórica, investigadora, que considere e valorize, tanto quanto possível, os protagonistas, recolhendo testemunhos e confira “ in loco” os acontecimentos e feitos que determinaram a ação histórica, social e cultural.

Motivar os professores e através deles os alunos para uma dimensão inovadora e menos “escolástica de fazer e ensinar História.

Despertar para um outro olhar, para uma visão fora dos livros e para além dos livros, de um dos acontecimentos mais importantes e mais marcantes da História de Portugal, neste caso, O 25 de Abril de 1974.

Proporcionar aos professores acesso a fontes e testemunhos fundamentais na compreensão e ensino da história recente do país.

Fornecer aos professores recursos adequados para replicarem com os seus alunos as experiências vividas através da recolha do testemunho directo de protagonistas da revolução.

Responder a uma lacuna e necessidade identificada há muitos por algumas escolas e docentes da área de intervenção do Centro de Formação de integrar a história cultural, social, económica e linguística numa dimensão consolidadora de uma investigação e cidadanias ativas e conscientes que “visita”, observa e questiona o real.”

A ação desenrolou-se em forma de roteiro, recorrendo ao importantíssimo testemunho de protagonistas e estudiosos das ações do 25 de Abril de 1974.

Para o estudo, para o ensino, para a História, aqui deixamos a reportagem vídeo desta importante viagem ao “25 de Abril em Lisboa.

Posto de Comando do MFA na Pontinha

Sede da Associação 25 de Abril; Junto ao Portão do antigo QG/RML; Rua Marquês da Fronteira; Rua Sampaio e Pina

Arquivos Históricos

Lugares de Abril

Curso História Contemporânea

Roteiro Didático e Pedagógico

Base Dados Históricos

Guerra Colonial

Centro de Documentação

Arquivo RTP

Cadernos 25 Abril

Filmes e Documentários

Arquivos Históricos

© 2018 – Associação 25 de Abril

Close Menu