Abrace esta causa, torne-se Sócio, participe!

ACTIVIDADES COMEMORATIVAS DO 45.º ANIVERSÁRIO DO 25 DE ABRIL

Memória(s) de Abril

03 de Abril de 2019, Sede Associação 25 de Abril, 14:30 horas

Sinopse

Passados 45 anos sobre o derrube da ditadura, a revolução portuguesa de 1974-1975 é inequivocamente considerada um marco central na história nacional.

Consagrada em termos académicos como um objecto de estudo privilegiado, a história do 25 de Abril utiliza como uma das suas fontes principais as múltiplas memórias e testemunhos dos que viveram esses tempos.

O colóquio “Memória(s) de Abril” propõe-se promover um debate, envolvendo académicos e protagonistas relevantes da época, sobre as memórias da revolução e seu papel na construção da história. Neste debate, pensado como um momento de reflexão cruzando o conhecimento histórico e testemunhos pessoais de protagonistas, dar-se-á particular atenção ao papel dos militares e ao envolvimento dos meios de comunicação social nos acontecimentos.

Para tal, contamos com o contributo de Vasco Lourenço, capitão de Abril, José Jorge Letria, jornalista que cobriu vários acontecimentos do período revolucionário, e Sónia Vespeira de Almeida, antropóloga, que se tem debruçado sobre o estudo da memória.

Participantes

José Jorge Letria

Fez a cobertura do 25 de Abril ao serviço do jornal República. Como jornalista passou pelo Diário de Lisboa, Diário de Notícias, entre outros órgãos de comunicação. Destacado cantor de intervenção na década de 1970, tem uma vasta obra literária publicada, sendo Presidente da Sociedade Portuguesa de Autores. Doutorado em Ciências da Comunicação pelo ISCTE-IUL.

Sónia Vespeira de Almeida

Antropóloga e Professora Auxiliar Convidada no Departamento de Antropologia da FCSH-Universidade Nova de Lisboa. É Diretora-adjunta do Conselho de Redação da Análise Social, publicação do Instituto de Ciências Sociais-Universidade de Lisboa e membro da Comissão Editorial da revista Cadernos de Arte e Antropologia (NVBA – Brasil). Tem publicado em múltiplas revistas nacionais e internacionais sobre Antropologia da arte e das práticas artísticas; coleções de arte contemporânea; identidades nacionais; usos políticos da cultura; métodos da Antropologia; Transição Democrática Portuguesa.

Vasco Lourenço

Coronel de Infantaria em situação de reforma. Capitão de Abril, foi membro da Comissão Coordenadora do Movimento das Forças Armadas, do Conselho de Estado, Conselho dos Vinte e do Conselho da Revolução. Primeiro subscritor do «Documento dos Nove», Comandante da Região Militar de Lisboa (1975-1978), é presidente da direção da Associação 25 de Abril, da qual é fundador.

Moderação: Francisco Sena Santos

Jornalista e Professor da Escola Superior de Comunicação Social do Instituto Politécnico de Lisboa.

Arquivos Históricos

Lugares de Abril

Curso História Contemporânea

Roteiro Didático e Pedagógico

Base Dados Históricos

Guerra Colonial

Centro de Documentação

Arquivo RTP

Cadernos 25 Abril

Filmes e Documentários

Arquivos Históricos

© 2018 – Associação 25 de Abril

Close Menu